sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nossos Hinos - 1ª Parte


Resgatando o Passado Serrano

Por José Carlos S. da Fonseca

Nossos Hinos (1)

Resolvi registrar nesta coluna, com cifras para serem tocadas ao violão e, por que não, para você cantar e decorar, uma música e letra dos irmãos Adelar e Honeyde Bertussi: “São Francisco é Terra Boa”, que consideramos o hino do nosso querido município de São Francisco de Paula. Nesta aqui, há duas estrofes a mais que antigamente não ouvíamos, exaltando outras localidades que são da nossa terra ou que outrora pertenceram ao nosso município e que foram escritas pelo Adelar. Quando ouvimos esta música longe da nossa terra e sendo interpretada pelos Bertussi, Os Tiranos, Porca Veia, entre tanto outros, o coração serrano chora!

“São Francisco é Terra Boa”
De Adelar Bertussi e Honeyde Bertussi

Tom: C
Introdução: F C7 F
 
                       C7                   F
Com licença meus amigos, vou falar da minha terra,
                       C7                          F
Vou contar de São Francisco dos campos de cima da serra.
                       C7                    F
Eu sou filho daqueles pagos, terra boa e sem luxo,
                C7                         F
É o coração serrano no Rio Grande o mais gaúcho.
 
(Introdução)
 
                       C7                       F
São Francisco é terra boa, gente forte e hospitaleira,
                   C7                   F
Todo serrano é pachola e a serrana é faceira.
                 C7                      F
Muito gado na coxilha, no bolso muito dinheiro,
                    C7                      F
Prá cantar de improviso serrano não tem parceiro.
 
(Introdução)
 
                        C7                          F
São Francisco é um município entre os maiores do estado,
                C7                  F
A sua maior riqueza é a criação do gado.
                    C7                     F
Fazendas de campo aberto, coxilhas a campo fora,
                     C7                     F
Onde canta o quero-quero e onde o minuano chora.
 
(Introdução)
 
                   C7                        F
Eu saí de São Francisco, o interior fui visitar,
                  C7                      F
Por Tainhas e Contendas, Aratinga e Cambará.
                 C7                  F
Almocei na Jaquirana, resolvi continuar,
                 C7                       F
Só em Cazuza Ferreira é que eu fui pernoitar.
 
(Introdução)
 
               C7                 F
Vila Seca e Criúva, Apanhador e Juá,
                      C7                      F
Passei no Passo do Inferno e o Salto fui visitar.
                  C7                       F
Nunca vi tanta beleza, no mundo igual não há,
                       C7                      F
O que eu quero nestes versos é minha terra cantar.
 
(Introdução)
 
                       C7                    F
Quando chega fim de setembro, na saída do verão,
                   C7                       F
O serrano então demonstra de gaúcho a tradição.
                   C7                      F
Montando no seu cavalo, ou nas lidas de galpão,
                    C7                    F
Da ilhapa até a presilha o serrano é campeão.
 
(Introdução)
 
                        C7                     F
Quando estou longe dos pagos a saudade é de matar,
                    C7                     F
Eu me sinto acabrunhado com vontade de voltar.
                       C7                     F
O serrano é um homem triste vivendo em outra terra,
                      C7                       F
O serrano só morre feliz, morrendo em cima da serra.
 
 
Jornal Integração nº 106, edição de 27 de abril de 2012  
 

Qualquer correção ou colaboração ao que escrevi ou o que deveria escrever, será sempre bem-vinda ! Deixe seu comentário aqui! 
Muito Obrigado!

Nenhum comentário: