sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oscar Teixeira, um Ícone do Tradicionalismo Serrano e Gaúcho


Resgatando o Passado Serrano


Por José Carlos Santos da Fonseca


Oscar Teixeira, um Ícone do Tradicionalismo Serrano e Gaúcho


Nesta semana perdemos um dos nossos maiores símbolos vivos que representou muito bem o tradicionalismo gaúcho e serrano, o Sr. Oscar Teixeira, e que agora está honrando o solo celeste, com certeza muito feliz ao lado de sua prenda Zenilda Alves de Lucena Teixeira que lá o estava aguardando há quatro anos, em terras de nosso patrão celestial e daquela linda querência divina. “Seu” Oscar se encontrará, naquele chão sagrado, com seus parceiros de rodeios, como Eron Pinto dos Santos, e tratarão de exibir as suas excepcionais armadas que os levaram a ser um dos melhores laçadores que representaram São Francisco de Paula e os Campos de Cima da Serra em vários rodeios, inclusive no de Vacaria onde “Seu” Oscar e Eron foram campeões.
Campeão no Rodeio da Vacaria no final dos anos 60- Acervo da Família.


O Sr. Oscar foi o patrão inicial do primeiro Centro de Tradições Gaúchas de São Francisco de Paula, o CTG Alziro Torres Filho, fundado em 7 de maio de 1955, e com brilhantismo encerrou aquele mandato em 1957, quando assumiu uma nova patronagem que em conformidade com os sócios mudaram o nome para CTG Rodeio Serrano. Foi um dos fundadores da Associação Rural, Sindicato Rural e Cooperativa Agropecuária de São Francisco de Paula, e o Piquete de Laçadores Juca da Rata, entre tantas outras entidades sociais.
O "Seu" Oscar recebeu várias homenagens durante sua longa vida - Acervo da Família


Oscar Teixeira foi, além de tudo, um cidadão, excelente pai, avô e bisavô. Uma pessoa sempre amável e querida por todos que lhe conheceram. Foram 92 anos bem vividos honestamente e dignamente. Minha singela homenagem a este verdadeiro gaúcho e a todos os seus familiares e amigos.
Oscar Teixeira entregando a sua neta Bruna o Troféu "Oscar Teixeira" em 2008. - Acervo da Família, foto de Márcio Pinto.

Jornal Integração nº 105, edição de 13 de abril de 2012
 

Qualquer correção ou colaboração ao que escrevi ou o que deveria escrever, será sempre bem-vinda ! Deixe seu comentário aqui! 
Muito Obrigado!

2 comentários:

Sueli disse...

Estimado Jose Carlos
Nos da familia de Oscar Teixeira sentimo-nos honrados e agradecemos a bela homenagem a ele prestada neste espaço.
Muito obrigado

Helenio Teixeira e familia

José Carlos S. da Fonseca disse...

Mais que merecida, abraços a todos!