sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dirceu "da Rata" - O grande declamador

Resgatando o Passado Serrano

Por José Carlos S. da Fonseca

Dirceu “da Rata” - O grande declamador

São Francisco de Paula perdeu, no último dia 19, o seu melhor declamador até então: o Sr. Dirceu Domingos dos Santos que no último dia nove havia completado 87 anos. Tio Dirceu há muitas décadas não declamava mais, mas até os anos 70 suas apresentações encantaram a muitos, deixando seus assistentes totalmente vibrados, pois no final recebia aplausos demorados e ovações da plateia que pedia bis, sendo este o seu melhor e único pagamento - o reconhecimento da sua arte da declamação - vindo dos serranos e de outros amigos forasteiros. Dirceu “da Rata”, apelido vindo do Arroio da Rata que passa pela sua fazenda e que pertencia ao seu pai José Teixeira dos Santos, o José da “Rata”, e sua mãe Aurora Paglioli dos Santos, irmã da minha avó. O avô de Dirceu era José Gomes dos Santos Sobrinho, o “Juca da Rata”, descendente dos primeiros açorianos que vieram para estas terras. Um dos melhores ginetes que representou “São Chico” em muitas paragens, pertencia ao Piquete “Juca da Rata”. Gaúcho da cepa, suas pilchas eram umas das mais lindas de serem vistas, estando sempre muito bem acompanhado de sua querida e amada prenda, a Tia Ruth. O casal comandou a patronagem do C.T.G. Rodeio Serrano de 1961 a 1963. 

Há menos de dois meses, o casal me recebeu em sua residência com aquela tradicional hospitalidade serrana, e quando disse a ele que teria no meu livro um capítulo sobre o Malaquias, filho desta terra e goleador do Grêmio, de imediato puxou seu molho de chaves e mostrou-me o chaveirinho do seu time de coração, o tricolor gaúcho. Quando falei a ele que meu pai Zequinha disse-me que quando venceu ele na declamação na 3ª Ronda Crioula, em 1967, resolveu não participar das vindouras, pois o Dirceu era praticamente imbatível nesta arte, já estando muito satisfeito com aquela grande vitória. Tio Dirceu deixa como exemplo a sua humildade, honestidade e hombridade, entre tantas qualidades, estas aqui citadas todas com agá, deste homem íntegro com H maiúsculo.

São Francisco de Paula recebeu no fim do governo do prefeito Orival Ventura Maciel, a visita do vice-presidente do Brasil, o almirante Augusto Hamann Rademaker Grünevald. Acompanhando esta importante autoridade estava o tainhense Arnaldo da Costa Prieto, futuro Ministro do Trabalho, sendo recebidos pelos serranos num grande churrasco oferecido no C.T.G. Rodeio Serrano. Na ocasião, todos assistiram uma grande apresentação do declamador Dirceu “da Rata”, a qual deixou o almirante e vice-presidente da República, Rademaker, e demais presentes totalmente impressionados. Foi realmente sensacional, basta ver a foto para ter uma ideia deste grande evento.
Dirceu, a esquerda. declama perante o vice-presidente do Brasil, o almirante Rademaker, sentado a direita- Acervo histórico

Jornal Integração nº 90, edição de 23 de dezembro de 2011

Como o jornal não será mais de cortesia, está sendo cobrado R$ 1,00 nas bancas, postarei aqui no blog, sempre na semana seguinte a publicação do que saiu na minha coluna. Quero lembrar que não recebo nenhuma remuneração do jornal, e as opiniões e as reportagens que são impressas no Jornal Integração Campos de Cima da Serra, são de inteira responsabilidade dos seus autores, e somente me responsabilizo por aquelas que escrevo na minha coluna! 
Qualquer correção ou colaboração ao que escrevi ou o que deveria escrever, será sempre bem-vinda ! Deixe seu comentário aqui! 
Muito Obrigado!

 FELIZ 2012 A TODOS VOCES !!!

Nenhum comentário: