quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Discurso de Despedida de um Antigo Vereador - 1ª Parte


Resgatando o Passado Serrano

Por José Carlos S. da Fonseca

Discurso de despedida de um antigo vereador.

(1ª Parte)

O Sr. Emilio de Oliveira Pinto teve três mandatos consecutivos como vereador (1948/1959) de “São Chico”. Antes, já havia sido membro do Conselho Municipal (1935/1937), num tempo em que um vereador não recebia salário. “Seu” Emílio foi por muitos anos gerente da agência do Banco da Província de nossa cidade, a qual escolheu para viver e onde sempre foi muito honrado. Natural de Cambará do Sul, foi um grande conhecedor da nossa história, e quando deixou a vida política fez um belo discurso que entrou para a história do parlamentarismo serrano, feito na sessão de encerramento das reuniões ordinárias da Câmara, realizada em 11/12/1959:

“Após doze anos ininterruptos de atividade no Legislativo Municipal desta comuna como vereador pela legenda do Partido Social Democrático, permito-me, ao encerrar o meu mandato, dirigir a palavra neste plenário para formular algumas considerações de ordem política, administrativa e pessoal, querendo significar, com isso, uma ligeira prestação de contas ao altivo e laborioso povo de São Francisco de Paula, o qual tive a honra insigne de representar por tão dilatado espaço de tempo. Em primeiro lugar, quero acentuar que, no desempenho de meu mandato, do princípio ao fim, obedecendo à orientação do meu Partido, tive em mira somente o bem público, deixando de lado as questiúnculas de ordem particular e secundárias, provocadoras de ódios, prevenções e desavenças que só poderiam gerar a intranquilidade e a desarmonia da família serrana, cuja união devia e deve ser preservada pelo futuro afora, a qualquer preço, para a felicidade e o progresso de todos. A posição do meu Partido e, consequentemente, a minha, foi nestes últimos doze anos, alternada em “situação” e “oposição”, oito anos na maioria e quatro na minoria. Nada de anormal nestes fatos. No verdadeiro regime democrático pelo qual tenho lutado desde a mocidade, qualquer posição é honrosa e propicia oportunidade de pugnar pelo bem coletivo, governando ou fiscalizando quem governa. Durante o meu mandato exerci essas prerrogativas com a responsabilidade de líder, ora da maioria, ora de minoria. Nesta legislatura coube a mim a responsabilidade de líder do Governo por delegação do Poder Executivo Municipal. Nas atribuições, que muito me orgulharam e desvaneceram, procurei agir com equilíbrio e serenidade, mantendo um clima de cordialidade entre companheiros e adversários, afim de que os assuntos submetidos a debate lograssem as melhores soluções.”.

CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO. 

Jornal Integração nº 82, edição de 28 de outubro de 2011
 
Como o jornal não será mais de cortesia, está sendo cobrado R$ 1,00 nas bancas, postarei aqui no blog, sempre na semana seguinte a publicação do que saiu na minha coluna. Quero lembrar que não recebo nenhuma remuneração do jornal, e as opiniões e as reportagens que são impressas no Jornal Integração Campos de Cima da Serra, são de inteira responsabilidade dos seus autores, e somente me responsabilizo por aquelas que escrevo na minha coluna!
 
Qualquer correção ou colaboração ao que escrevi ou o que deveria escrever, será sempre bem-vinda ! Deixe seu comentário aqui! 
Muito Obrigado!

Nenhum comentário: