Resgatando o Passado Serrano
Por José Carlos S. da Fonseca
No último dia 14, o serrano Antônio Dorneu Cardoso Maciel, proeminente pessoa do estado do Rio Grande do Sul, veio a falecer na mesma cidade em que nasceu em 23/12/1945, sua amada São Francisco de Paula, onde, em 1968, foi eleito vereador pela ARENA para a legislatura 1969/1972, sendo também Secretário Municipal, comandado pelo prefeito e seu pai Orival Ventura Maciel. Contabilista formado em 1963 pela Escola Técnica de Comércio desta cidade, desde jovem mostrou uma liderança nata, sendo o orador da sua turma. Foi diretor de vários órgãos estatais, como por exemplo, a CEEE, além de ter sido o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul por seis anos, onde Dorneu era considerado o “deputado sem mandato” ou o “56º deputado”, numa casa onde havia 55 eleitos, tal era o respeito e a importância que adquiriu dos parlamentares gaúchos naquela época. Conselheiro do Grêmio, era filiado ao Partido Progressista. Meus sinceros pêsames à família, amigos e seus filhos Eduardo e Karina, meus parentes pela Família Paglioli.
![]() |
Dorneu com 18 anos, formado em 1963 como Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de São Francisco de Paula - Reprodução do Informativo Academia Serrana |
Quero corrigir dois erros da edição passada, em vez de Gelson Sita, quis mencionar o falecido vereador Gilmar José Sita, e, em vez de Neiva, foi a leitora Vânia, da Farmácia Agafarma, que gentilmente me forneceu uma das primeiras Folha da Serra de 1938, antigo jornal da cidade. Na coluna de hoje, para relaxar um pouco, dois artigos interessantes sobre o Chimarrão, que encontrei na internet. O Dia do Churrasco e do Chimarrão se comemora em 24 de abril, em homenagem a fundação do CTG 35 de Porto Alegre, em 24/04/1948.
Jornal Integração nº 72, edição de 19 de agosto de 2011
Qualquer correção ou colaboração ao que escrevi ou o que deveria escrever, será sempre bem-vinda ! Deixe seu comentário aqui!
Muito Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário